Projeto emite mais de 500 identidades e fortalece ações voltadas à primeira infância | aRede
PUBLICIDADE

Projeto emite mais de 500 identidades e fortalece ações voltadas à primeira infância

Idealizado pelo IMM em parceria com a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, Instituto de Identificação do Paraná, Vara da Infância e Juventude e Distrito 4730 do Rotary Brasil, o projeto é voltado para crianças de 0 a 6 anos de idade

Uma das principais iniciativas é a confecção e renovação de carteiras de identidade para crianças
Uma das principais iniciativas é a confecção e renovação de carteiras de identidade para crianças -

Publicado por Iasmin Gowdak

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O projeto ‘Primeiros Passos’, que tem como objetivo fortalecer o desenvolvimento infantil, conquistou resultados expressivos em 2024. Uma das principais iniciativas é a confecção e renovação de carteiras de identidade para crianças, em que, somente entre agosto e novembro do ano passado, foram emitidos mais de 510 documentos. Outra ação de destaque é a disponibilização de videoaulas sobre cuidados na primeira infância, voltadas para os profissionais da educação da rede municipal, que registrou mais de 720 acessos. As ações são realizadas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Ponta Grossa.

O desenvolvimento do projeto ocorre por meio de uma parceria entre o Instituto Mundo Melhor, signatário do Pacto Nacional pela Primeira Infância, e a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal da Cidadania e Segurança Pública. Além disso, conta com o apoio do Instituto de Identificação do Paraná, da Vara da Infância e Juventude e do Distrito 4730 do Rotary Brasil.

Segundo a presidente do IMM, Cirlei Simão Pauliki, o resultado dessas atividades reflete a importância da parceria entre diferentes áreas da gestão pública e privada em prol do fortalecimento da rede de apoio à primeira infância. Ela ainda destaca que o ‘Primeiros Passos’ consegue possibilitar o acesso à documentação básica e à capacitação em cuidados infantis, promovendo a cidadania, mas também auxiliando os pais e responsáveis para garantir um futuro melhor para seus filhos.

Os números alcançados foram positivos, superando as expectativas e gerando uma perspectiva ainda mais promissora, que reforça a continuidade do projeto, explica a juíza de Ponta Grossa e diretora do Departamento de Infância e Juventude da AMAPAR, Noeli Reback. “Esse projeto é de extrema relevância para garantir as crianças uma Carteira de Identidade, que é um documento básico e um direito de cidadania. Então, estamos gratos com um alcance tão bom, em tão pouco tempo de projeto. Isso é um gás para continuarmos, e que, este ano, a gente siga aumentando e tendo respostas tão positivas como essas, alcançadas nesse primeiro momento”, enfatiza.

PARCERIAS - A viabilização do projeto é por meio da atuação da Polícia Civil, que disponibiliza equipes para fazerem o atendimento nas escolas, realizando os procedimentos necessários para a emissão das carteiras de identidade. Além disso, também são realizadas palestras informativas sobre a importância desse documento.

“Parcerias como essa são essenciais para abrir um leque maior de trabalho e atendimento a toda população, neste em específico o foco são as crianças, para que elas possam - já nos primeiros anos escolares - obter o seu documento e sua cidadania. Agradeço aos colaboradores e ao sucesso do projeto, que obteve bons resultados em 2024 e terá ainda mais”, frisa o papiloscopista policial e coordenador Sri 650 regional do Instituto de Identificação de Ponta Grossa, Juliano Beiras.

Em Ponta Grossa, o projeto conta com o apoio da Secretaria Municipal da Cidadania e Segurança Pública para a realização das ações nas escolas e nos CRAS. A secretária de Cidadania e Segurança Pública de Ponta Grossa (gestão 2021-2024), Tânia Sviercoski, salienta que promover ações para facilitar o acesso à documentação é também um ato de promoção da cidadania.

Tânia ressalta ainda a relevância do ‘Primeiros Passos’, que busca simplificar a emissão de documentos essenciais. "Esse programa é de extrema importância para a população de Ponta Grossa, pois torna o processo de obtenção de documentos mais fácil e ágil. Ele leva toda a estrutura necessária para perto da comunidade, garantindo que os cidadãos possam acessar serviços públicos essenciais como saúde, educação e assistência social", conclui.

EXPANSÃO DO PROJETO - Para 2025, a perspectiva é ampliar significativamente o número de atendimentos, alcançando um maior número de crianças e famílias, inclusive expandindo o projeto para além da cidade de Ponta Grossa. “Nós queremos estender esse projeto a outros municípios, para que crianças de 0 a 6 anos de outras localidades paranaenses também sejam beneficiadas. Essa parceria com o IMM é a primeira e eu acredito que ao longo do tempo nos aprofundaremos e expandiremos ainda mais”, evidencia o Governador do Distrito 4730 do Rotary International - 2023-2024, Laércio Chiesorin Junior.

Com informações de assessoria. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE